Seja para aumentar a imunidade ou estar com a saúde em dia, manter uma alimentação saudável e equilibrada repleta de alimentos ricos em vitamina C é fundamental, isso porque além de trazer vários benefícios como a prevenção de doenças essa vitamina é essencial para a manutenção da saúde de um modo geral.

A vitamina C está entre as mais conhecidas e populares e a grande maioria das pessoas reconhecem o a sua importância para o bom funcionamento do organismo e procuram manter a sua absorção diária através de alimentos que contenham essa vitamina presente em sua composição.

Também conhecida como ácido ascórbico a vitamina C não é armazenada no organismo e seu excesso acaba sendo eliminado através da urina, daí vem a importância do seu consumo ser diário.

Essa vitamina se trata de uma substância hidrossolúvel (solúvel em água) e é encontrada naturalmente em diversos tipos de alimentos com em frutas, legumes e verduras e é fundamental para a síntese de colágeno, reparação dos tecidos, para a imunidade e combate aos radicais livres nas células.

É recomendo consumir a vitamina C de forma regular pois esse nutriente é capaz de facilitar a absorção de ferro no intestino sendo muito indicada para o tratamento e prevenção da anemia, essa vitamina ainda melhora a cicatrização da pele e a circulação sanguínea e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

alimentos ricos em vitamina C

Como e por que os alimentos ricos em vitamina C melhoram o sistema imunológico?

Ao consumir alimentos ricos em vitamina C a imunidade é aumentada, isso acontece porque essa vitamina é responsável por ajudar a melhorar a produção dos glóbulos brancos que são conhecidas como as células de defesa do sistema imune, e que por sua vez tem como função principal combater todo o tipo de estrutura estranha e microrganismo.

Esse nutriente ainda é capaz de elevar os níveis dos anticorpos do corpo, o que ocasiona no fortalecimento do sistema imunológico e mantém o organismo protegido de doenças como as gripes e os resfriados por exemplo.

Qual deve ser o consumo diário de vitamina C ?

A quantidade indicada de vitamina C pode variar muito e vai de acordo com o tipo de gênero, peso, idade, condição de saúde e estilo de vida de cada pessoa:

– Crianças e adolescentes: A quantidade de vitamina C pode variar entre 15 mg e 50 mg diárias de acordo com a idade e a necessidade em cada fase;

– Homens adultos: Para os homens entrando na fase adulta ou já adultos a quantidade pode variar de 75 mg a 90 mg diárias;

– Mulheres adultas: Já para as mulheres a quantidade de vitamina C varia muito em casa fase e momento que elas estejam atravessando como gravidez e período de amamentação, variando de 65 mg a 120 mg diárias.

Existem ainda algumas situações em que o organismo necessitará de maiores quantidades de vitamina C como no caso de cirurgias, diarreia, resfriados e como vimos gravidez e amamentação, os fumantes também  precisam aumentar em mais 35 mg a dose diária dessa vitamina além do recomendado.

alimentos ricos em vitamina C

Quando é necessário suplementar com a vitamina c?

A suplementação com a vitamina C é indicada para as pessoas que estejam apresentado algum tipo de sintoma que sinalize a falta dessa vitamina no organismo como por exemplo cansaço, sangramento na gengiva ou na pele.

Os suplementos também  podem ajudar a prevenir e evitar o aparecimento de marcas roxas na pele, para acelerar a recuperação muscular no caso de atletas ou praticantes de atividades físicas o que ajuda no ganho de massa muscular.

Além de fortalecer o sistema de defensivo do organismo prevenindo doenças e ainda é capaz de auxiliar no fortalecimento dos ossos uma vez que colabora com a produção de colágeno que impede o enfraquecimento das articulações.

É importante ressaltar que pessoas saudáveis de uma modo geral não precisam de suplementação pois as quantidade necessárias desse nutriente pode ser atingida facilmente por meio de uma alimentação saudável e equilibrada com alimentos ricos em vitamina C.

Quais são os alimentos ricos em vitamina C?

Pode parecer um grande desafio, mas manter uma dieta com alimentos ricos em vitamina C não é difícil e nem complicado uma vez que somos privilegiados pois podemos encontrar facilmente uma série de frutas, legumes e verduras com alto teor desse nutriente.

Por isso ter uma alimentação equilibrada é a melhor forma de obter essa substância, confira abaixo alguns dos principais alimentos que grandes quantidades dessa vitamina:

– Laranja

Sem dúvidas a laranja é dos mais conhecidos entre os alimentos ricos em vitamina C, ela é muito acessível e apenas 1 unidade é capaz de fornecer a quantidade diária dessa vitamina, mas para que isso aconteça seu consumo deve ser feito in natura e não como suco.

– Acerola

A acerola é outra excelente fonte de vitamina C uma única unidade dessa fruta pode suprir a necessidade diária dessa vitamina cerca de 90 mg e 3 unidades juntamente com a refeições ainda são capazes de aumentar a absorção de ferro no organismo.

– Espinafre

 O espinafre é verdura potente que é capaz de fornecer ao organismo não só uma excelente quantidade de vitamina C, mas também outros nutrientes como a vitamina A, magnésio, fosforo, potássio e cálcio.

– Couve

 A couve também faz parte doa alimentos ricos em vitamina C, cada 100 gramas contém 103 mg da vitamina o que é bem mais do que a dose diária recomendada ela é versátil e pode ser consumida de várias formas, crua, em saladas, refogada e até mesmo em suco.

– Tomate

O tomate está presente na maioria dos pratos e é uma ótima forma para complementar a dose diária de vitamina C sendo que duas unidades já contém 90 mg dessa vitamina.

Além desses existem ainda outros alimentos ricos em vitamina C como o caju, manga, pimentão amarelo, brócolis, alface, cenoura, abóbora, beterraba, alcachofra, melão, maçã, banana, ameixa e par se obter uma boa dose dessa vitamina é importante que esses alimentos sejam consumidos frescos ou pouco cozidos.