De fato, envelhecer é um processo da vida e é algo inevitável, mas ao contrário do que muitos pensam não é porque a pessoa envelheceu que chegou no fim da vida muito pelo contrário, hoje devido ao avanço da medicina da atividade física para terceira idade e melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa e aumentar a sua longevidade.

A prática de atividade física traz grandes benefícios as pessoas que fazem parte da terceira idade como por exemplo, o alívios das dores causadas pela artrite, diminuição do problemas cardiovasculares e pulmonares, fortalecimentos do músculos e articulações, controle da diabetes, melhora do bem-estar físico e mental e muitos outros.

A atividade física para a terceira idade promove melhora significativas na mobilidade, na velocidade ao andar, no equilíbrio, flexibilidade, reflexo e ainda proporciona a diminuição da depressão e previne e tão temida osteoporose e suas consequências e é por isso que atualmente a relação entre a atividade física, qualidade de vida e envelhecimento tem sigo cada vez mais discutida.

Manter um estilo de vida ativo na terceira idade é um fator determinante para um envelhecimento de maior qualidade além de manter o peso saudável e as funções normais do corpo e por isso que a atividade física para terceira idade é um elemento valioso para a manutenção da saúde dos idosos.

atividade físicas para terceira idade

Conheça os benefícios

Os exercícios físicos oferecem uma série de benefícios para a saúde da pessoa idosa, pois ao longo dos anos conforme o corpo envelhece, ele fica mais fraco e então os exercícios podem ajudar a restaurar e a preservar a força contribuindo assim para manter a mobilidade nas tarefas do dia a dia prevenindo quedas e lesões.

As atividades físicas para terceira idade podem melhorar a resistência e a função do sistema imunológico prevenindo doenças uma vez que os idosos são mais propensos ao desenvolvimento de doenças desde um resfriado simples até mesmo condições bem mais sérias e os exercícios podem ajudar a controlar e aliviar os sintomas o que resulta em um estilo de vida mais confortável para o idoso.

Os treinos que envolvem atividade aeróbicos podem ajudar tanto as mulheres quanto os homens idosos pois melhoram a frequência cardíaca e também a emagrecer já que boa parte dos idoso se encontram acima do peso como mais frequência, esse tipo de atividade ainda é capaz de aliviar as dores articulares.

Os idosos que apresentam problemas cardíacos ou circulatórios também podem ser beneficiar ao praticar exercícios físicos melhorando as suas condições de saúde e também a sua qualidade de vida, confira alguns dos principais benefícios proporcionados pela atividade física para terceira idade:

– Reduz e controla a gordura corporal

– Fortalece os músculos e melhora a densidade óssea

– Melhora a mobilidade a flexibilidade

– Reduz dores nas articulações

– Melhora a circulação do sangue

– Aumenta a ventilação pulmonar

– Melhora o sono e reduz a insônia

– Reduz a tensão muscular

– Melhora o humor e o bem-estar mental e físico

– Aumenta a autoestima e autoconfiança

atividade físicas para terceira idade

Qual a melhor atividade física para terceira idade?

Ao escolher uma das tantas atividades físicas para a terceira idade é importante que o idoso escolhe aquela que mais lhe agrade possa lhe motivar, gerando assim bem-estar e qualidade de vida.

A prática regular de atividade física quando realizada de modo adequada às necessidades do idoso como a sua condição física, psicológica e social pode fazer uma diferença significativa para uma vida como mais autonomia.

Musculação, yoga, pilates, natação, caminhada e hidroginástica são algumas das atividades físicas para a terceira idade mais recomendadas, sendo recomendada a prática semanal por no mínimo 3x na semana e somente após a liberação do médico do idoso.

Além disso os exercícios deve ser feitos sob a orientação de um profissional de educação física ou um fisioterapeuta para que assim cada atividade seja realizada de forma correta e adequada ao condicionamento físicos e frequência cardíaca para prevenir problemas e lesões.

– Caminhada

 A caminhada é responsável por fortalecer os músculos e o sistema articular, melhoram a frequência cardíaca e promovem o convívio social, durante a prática que deve ter uma duração de 30 a 60 minutos é importante usar tênis adequado e confortável mantendo tanto as costas quanto os ombros eretos e o mesmo ritmo sempre, este deve ser um pouco mais acelerado quando comparado ao caminhar que esteja acostumado.

Natação

A natação sem dúvidas é uma das melhores atividade para a terceira idade pois ela á capaz e alongar e fortalecer as articulações e a musculatura sem provocar nenhum impacto ou lesões articulares, ela ainda ajudar a aliviar as dores causadas pela artrite e artrose, evita a perda óssea além de reduzir o risco de doenças como a hipertensão e a diabetes.

– Yoga

A yoga por sua vez pode variar exercícios de força e de equilíbrio, a prática ajuda a melhorar a postura, a flexibilidade e a estabilidade do corpo, a yoga ainda ajuda a alongar e tonificar a musculatura e a relaxar o sistema articular além de promover o relaxamento físico e mental aumentando a sensação de bem-estar e a disposição para a realização das atividades do dia a dia.

– Pilates

 A prática do pilates é responsável por estimular a circulação sanguínea e aumentar a flexibilidade e a força do idoso favorecendo a sua coordenação motora e ainda é capaz de melhorar a postura e reduzir o nível de estresse.

– Hidroginástica

 A hidroginástica trabalha todos os músculos do corpo e a água favorece o relaxamento articular promovendo as dores e o desenvolvimento da força e da resistência corporal, além disso melhora o ritmo cardíaco e  a saúde pulmonar.

– Musculação

A musculação é outra excelente alternativa de atividade físicas para terceira idade, pois proporciona o fortalecimento e o aumento da resistência muscular, a prática ainda melhora a postura e aumenta a densidade óssea tornando então os ossos mais fortes evitando assim o desgaste e o risco e fraturas.

atividade físicas para terceira idade