Sem dúvidas aumentar o metabolismo e perder gordura corpo é que muita gente busca, mas o que muitos não sabem é que isso pode ser mais fácil do que se imagina, pois com algumas mudanças de hábito principalmente na alimentação esse processo pode ser potencializado.

Com algumas estratégias simples com por exemplo dormir bem, não pular o café da manhã e praticar exercícios físicos podem ajudar a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias ao longo do dia.

O funcionamento do metabolismo pode ser alterado por causa de alguns fatores como por exemplo, um má alimentação, envelhecimento sedentarismo ou obesidade e por isso saber como melhora-lo é tão importante.

Dicas simples que exigem poucas alterações na rotina são capazes de aumentar o metabolismo e trazer muitos ganhos para o organismo em geral além de aumentar a queima de gordura.

Mas vale destacar que não existem fórmulas mágicas para perder peso, por isso quando a busca a combinar bons resultados com a boa saúde a mudança de hábitos é sempre a melhor escolha.

Afinal, como o metabolismo funciona?

O metabolismo se dá pelo conjunto de reações bioquímicas que ocorrem no organismo e essas reações são as responsáveis em transformar as moléculas de gordura de fonte de energia.

Quando o metabolismo funciona em uma velocidade abaixo da normalidade, o corpo passa a demorar mais para fazer a digestão dos alimentos ingeridos, absorver todos os seu nutrientes e a transforma-los em forma de energia.

Para que todo organismo possa funcionar corretamente é preciso energia e o metabolismo basal nada mais é que a quantidade de calorias que o organismo necessita para manter-se vivo desempenhando bem todas as suas funções como por exemplo a respiração e os batimentos cardíacos,

O metabolismo basal pode ser diminuído mesmo com a quantidade de calorias sendo gasta pois está diretamente ligado a quantidade de calorias que uma pessoa ganha ou perde e é por isso que para aumentar o metabolismo é imprescindível que o corpo todo atue de forma equilibrada e saudável.

Aumentar o Metabolismo

O que fazer para aumentar o metabolismo?

De certo você já deve ter ouvido falar que o metabolismo lento é responsável por dificultar a perda de peso quando comparado com o metabolismo acelerado que estimula o processo de emagrecimento, e isso está totalmente correto.

Mas com o passar do anos fica cada vez mais difícil reduzir e manter o peso, pois o processo de envelhecimento, uma alimentação pobre em nutrientes bem como o sedentarismo podem provocar a desaceleração do metabolismo o que acaba interferindo de forma negativa no funcionamento do corpo e na disposição.

Confira agora algumas dicas infalíveis, fáceis de cumprir e indispensáveis para aumentar o metabolismo:

– Coma sempre o café da manhã

Não pular o café da manhã é importante pois após um longa noite em jejum o corpo precisa de combustível (energia) e esta é uma refeição que influenciará a velocidade do metabolismo durante todo o dia.

Pular o café da manhã pode diminuir a capacidade do corpo em queima gordura para tentar conservar a energia além de ainda queimar os músculos com o esse mesmo objetivo, o que causa então o metabolismo lento.

Então para aumentar o metabolismo e deixa-lo ativo durante todo o dia, é recomendado comer o café da manhã dentro de até uma hora após acordar, dando preferência a alimentos saudáveis como as frutas, proteínas e fibras por exemplo.

– Evite pular refeições

 É comum as pessoas pensarem que passar fome, comer somente um a saladinha ou abrir mão do jantar pode ser uma boa estratégia para ter um corpo magro e esbelto, mas é justamente o contrário.

Ao pular refeições o corpo fica muito tempo sem receber nutrientes e se isso se torna constante ele entende não é preciso trabalhar tanto e aí desacelera, dessa forma por acreditar que não está recebendo comida suficiente passa a armazenar mais calorias quando alimentado.

O ideal manter os níveis de açúcar no sangue de forma apropriada para isso é importante fracionar as refeições em porções pequenas, fazendo 6 refeições diárias e comendo de 3 em 3 horas.

 – Pratique exercícios físicos

 Praticar exercícios físicos não apenas queima gordura por conta da quantidade de energia gasta como também tem a capacidade de aumentar o metabolismo de forma imediata.

Para isso inclua na rotina treinos intervalados (HIIT) pis são rápidos, práticos e muito eficazes, esses exercícios duram em médica 30 minutos e priorizam a variação e intensidade na execução o que promove a aceleração do metabolismo, estimula a queima calórica durante todo o dia favorecendo assim o emagrecimento.

Aumentar o Metabolismo

– Beba mais água e chá verde

 Além de hidratar a água quando entra em contato com o organismo precisa ter a sua temperatura ajustada, então o organismo passa a gastar mais energia para promover o equilibro, além disso, beber um copo de água até uma hora antes das refeições traz saciedade fazendo com que a pessoa coma menos.

O chá verde por sua vez contribui para aumentar o metabolismo pois conta com propriedades termogênicas como a cafeína e as catequinas que são capazes ainda de reduzir o acúmulo de gordura e a queima-la o que ajuda na perda de peso.

– Reduza o nível de estresse

 O estresse pode causar mais estragos doque se imagina não só na mente como também no corpo, pois ele também é capaz de desacelerar o metabolismo e o responsável por isso é o cortisol homônimo do estresse que provoca o aumento da produção de gordura no corpo e quando atinge os níveis mais alto inibe a capacidade do organismo de queimar gordura.

Então para aliviar o estresse a aumentar o metabolismo tire alguns momentos para respirar faça a uma caminhada, alongamentos pratique um hobby ou atividade que relaxam com yoga e meditação.

– Durma bem

 O ganho de peso também pode estar relacionado à privação do sono e para aumentar o metabolismo é importante dormir de 8 a 9 horas por noite, para assim regular a produção hormonal, melhorar a disposição e ainda estimular o ganho de massa muscular.