Certamente você já deve ter ouvido falar da conhecida alimentação vegetariana e seus adeptos, não é mesmo? Mas e sobre dieta vegana, você conhece e sabe como funciona? Se não, saiba que hoje esse artigo tirará as suas dúvidas.

Antes de falarmos sobre a dieta precisamos entender o que é o veganismo e seus conceitos, diversas pesquisas já comprovaram que o consumo de carne está diminuindo cada dia mais ao redor do mundo e os vegetarianos por sua vez excluem esse tipo de alimento da sua dieta a muito tempo.

No entanto, no caso do veganismo os adeptos vão muito além disso eles excluem não somente as carnes, mas todo e qualquer tipo de alimento de origem animal da sua alimentação como por exemplo ovos, leite e derivados, mel, até mesmo alguns corantes, e consideram que o consumo de frutas e vegetais colaboram para a prevenção de doenças como a obesidade câncer, hipertensão por exemplo.

Além disso também não utilizam nenhum tipo de acessórios, objetos, maquiagens, cosméticos com insumos animal, roupas feitas com lã, couro, pelos naturais ou seda, produtos de limpeza e velas que tenham origem animal ou que foram testados em animais.

O veganismo é mais que um método de nutrição e sim um estilo de vida que tem como principal proposito não colaborar com o confinamento, exploração e abate de toda a vida animal e sim valorizar o seu bem-estar como também seus direitos tendo como principal objetivo a preservação do meio ambiente e promoção da saúde.

Como funciona a dieta vegana?

Como vimos anteriormente a dieta vegana (veggie) restringe todos os alimentos de origem animal do cardápio e apesar de parecer muito restrita fique sabendo que não é, pois, existe uma infinidade de alimentos disponíveis permitidos que são de origem vegetal como é o caso das leguminosas, cereais, nozes, oleaginosas, frutas, legumes e verduras.

E se você acha que só pelo fato dos veganos não consumirem carnes não ingerem proteínas saiba que muitos do alimento vegetais são ricos em proteína portanto ele consomem esse nutriente também.

Mas se você ainda acha que os veganos passam fome e por isso tem medo de mudar seus hábitos e começar essa dieta, pode ficar despreocupado pois não acontecerá jamais com os veganos, isso porque existem um leque de opções de ingredientes que quando combinados entre si resultam em pratos incríveis e deliciosos até mesmo os doces.

É só investir na criatividade e apostar em substituições a carne por exemplo pode ser trocada pela carne de soja, o pão branco pelo pão integral e o leite pelo leite de soja por exemplo, os alimentos integrais por sua vez trazem saciedade e evitam a fome fora de hora por isso essa dieta acaba sem excelente para quem quer perder peso.

No cardápio da dieta vegana você pode abusar dos legumes, vegetais, hortaliças, frutas, grãos, queijo, leite e margarina vegetal e para realçar o sabor o sabor dos alimentos você pode apostar no temperos como alho, cebola, cebolinha, manjericão, orégano, hortelã, salsa, curry e canela por exemplo, assim seus pratos ficaram ainda mais saborosos e atrativos.

dieta vegana

Como e por onde começar a fazer a dieta vegana?

Se você come carne e quer começar a fazer uma dieta vegana, mas encontra dificuldade em mudar seus hábitos alimentares, saiba que é importante começar devagar, pois como esse dieta restringe todos os alimentos de origem animal é recomendado ter cautela a fim de evitar uma carência de nutrientes no organismo.

Um opção é reduzir de forma gradativa o consumo de proteína animal nas refeições ao mesmo tempo que aumenta a ingestão de leguminosas por exemplo que são ricas em proteínas vegetais como o feijão, soja e grão de bico, alimentos integrais e frutas, dessa forma o corpo não sentirá tanta diferença e não causará indisposições.

Outra dica valiosa e que poderá ajudar a reduzir o consumo de proteína animal é começar a adotar o movimento “Segunda Sem Carne”, você com certeza já deve ter ouvido desse programa mundial  que tem como principal objetivo incentivar as pessoas a não consumir carne de origem animal durante um dia inteiro na semana sempre as segundas-feiras.

Cuidados ao iniciar a dieta vegana

Ao optar por fazer a dieta vegana é importante tomar alguns cuidados pois como já se sabe se trata de uma dieta restrita que pode causas uma deficiência nutricional no organismo que são encontrados em maior quantidade entre os alimentos de origem animal.

Mesmo ela sendo rica em fibras, proteínas vegetais, vitaminas A, E, C e do Complexo  e minerais como magnésio por exemplo é imprescindível ter um acompanhamento nutricional pois pode haver a deficiência de proteínas de alta qualidade, vitamina B12, D e cálcio.

O nutricionista nesses casos pode recomendar o uso de suplementos vitamínicos e minerais com ferro e zinco, para suprir e prevenir essas carências nutricionais como por exemplo o óleo de linhaça como fonte de ômega-3.

Alimentos que é preciso evitar na dieta vegana

Entre os alimentos proibidos estão:

– Ovos;

– Todos os tipos de carnes, inclusive as de frango, de porco, peixes e frutos do mar;

– Leite e seus derivados, como queijos, iogurtes, manteiga e requeijão;

– Gordura de origem animal como a banha;

– Embutidos como presunto, mortadela, salame, linguiça, salsicha;

– Mel e produtos que levem mel, própolis;

– Gelatina e produtos com colágeno;

– Fermento vivos como o utilizado na padaria

dieta vegana

Alimentos permitidos na dieta vegana

Já entre os alimentos permitidos estão:

– Frutas, maçã, banana, pera, mamão, laranja, limão

– Vegetais, tomate, brócolis, chuchu, couve, acelga

– Sementes, gergelim, chia, linhaça, girassol e de abóbora

– Oleaginosas, castanhas, nozes, amêndoas, avelãs

– Leguminosas, ervilha, feijão, soja, grão de bico

– Grãos integrais, quinoa, milho, arroz, trigo

– Tubérculos e raízes, batatas, mandioca, inhame

– Derivados de soja, tofu, misso, tahine

– Leite vegetais, azeite, óleo de coco

Ainda é possível encontrar diversos produtos veganos em supermercados e lojas naturais ou transformar diversas receitas tradicionais em veganas facilmente.