O efeito sanfona ou efeito ioiô como também é popularmente conhecido é um dos grandes problemas e mais comuns que as pessoas com sobrepeso ou obesas enfrentam, se emagrecer pode parecer difícil saiba que se manter magro é algo ainda mais desafiador.

Ele acontece geralmente após o fim de uma dieta restritiva de emagrecimento fazendo com que a pessoa volte a recuperar o peso perdido ou até mesmo o dobro dele rapidamente podendo trazer sérios riscos a saúde principalmente a do coração.

Por isso é muito importante escolher a forma correta de perder peso uma vez que essa escolha pode não ser a melhor para alcançar esse objetivo, pois muitas pessoas sacrificam a saúde e até mesmo o processo de emagrecimento apostando em medidas drásticas para emagrecer com as dietas malucas.

Entenda como o efeito sanfona acontece

O nosso corpo funciona como uma verdadeira máquina, quando alteramos nossos hábitos alimentares de forma repentina passando a consumir bem menos calorias do que de costume como no caso das dietas super restritivas, o nosso corpo entende que alguma coisa errada está acontecendo e passa a se proteger economizando mais energia desacelerando o metabolismo para manter o seu funcionamento.

Com a redução da atividade metabólica o corpo começa a queimar gordura lentamente, diminui a produção de hormônios que são responsáveis por reduzir o apetite ao mesmo tempo que eleva a liberação dos que causam o aumento da fome e ainda diminui a massa muscular e água nos tecidos.

Quando a dieta restritiva termina a pessoa que já se encontra mais magra, volta a sua alimentação normal  e assim o corpo entende que é preciso economizar energia já que passou por um período de restrição, desse modo ele passa a acumular a maior parte da energia proveniente da alimentação inclusive na forma de gordura o que aumenta o tecido adiposo.

De um modo geral quando o emagrecimento acontece por meio de uma dieta muito restritiva os resultados podem surgir de forma rápida, mas não permanente, de fato no início a perda peso pode ser tanto significativa, porém o seu ritmo vai diminuindo ao longo do tempo.

E é assim que o efeito sanfona acontece, fazendo a pessoa recuperar todos os quilos perdidos de forma rápida e na maioria das vezes acabe ganhando mais alguns, mas saiba que esse não é maior problema relacionado a ele pois o mais preocupante são os malefícios que essa condição causa na saúde.

efeito sanfona

Efeito sanfona e seus malefícios para a saúde

O efeito sanfona causa muitos problemas para a saúde além do sentimento de frustação de ganhar de volta todo o peso perdido depois de passar por tanto sofrimento com a deita, isso porque o corpo acaba ficando mais suscetível ao aparecimento deles, como por exemplo:

– Risco de doenças coronárias e cerebrovascular (infarto/AVC)

– Hipertensão arterial

– Aumento do níveis de colesterol ruim LDL

– Risco de diabetes

– Desenvolvimento de problemas renais

– Sistema imunológico enfraquecido

– Depressão, ansiedade e distúrbios alimentares

Tempo de recuperação de peso no efeito sanfona

De um modo geral, normalmente cerca de 30 a 35% da perda de peso é recuperada logo após 1 ano e mais de 50% das pessoas voltaram a seu peso inicial ou maior no quinto ano após a perde de peso.

Efeito sanfona e suas causas

Existem diversos fatores que podem explicar o efeito sanfona entre as causas mais comuns estão:

– Tipo de dieta: A nível nutricional a realização de dietas restritivas, desiquilibradas e monótonas podem a longo prazo favorecer o efeito sanfona a longo prazo, ao fazer uma dieta restritiva é gerada uma resposta dos tecidos após o período de fome fazendo com que o corpo busque recuperar o que perdeu, provendo um aumento na produção e na absorção de gordura, diminuição do açúcar no sangue e por consequência aumento do apetite.

– Tamanho das células adiposas: Quando ocorre a perda de peso as células do tecido adiposo são esvaziadas, mas tanto o seu tamanho quanto a sua quantidade permanecem iguais, isso ativa o mecanismo de compensação do organismo que tem como objetivo promover novamente o seu preenchimento de forma gradual para atingir o seu volume normal.

– Alteração hormonal: As alterações hormonais permitem a recuperação do peso e com essa mudanças há um aumento do apetite, o que favorece a ingestão de alimentos e o ganho de peso por consequência.

– Mudança de apetite: Em alguns casos pode haver um aumento do apetite após a perda de peso, isso pode estar ligado a todas as alterações fisiológicas que o corpo sofreu durante o processo de emagrecimento ou pode também estar associado a fato da pessoa que emagreceu achar que merece uma recompensa por ter conseguido alcançar seu objetivo e ela vem forma de comida.

efeito sanfona

Evitando o efeito sanfona

Emagrecer da forma correta é dos principais modos de não sofrer com o efeito sanfona e para isso é imprescindível evitar dietas restritivas dando lugar a uma reeducação alimentar com acompanhamento médico, além de perder peso lentamente, praticar atividades físicas e seguir as dicas seguir, como:

– Faça uma reeducação alimentar e evite dietas restritivas

– Evite fazer longos intervalos entre as refeições

– Coma sempre de 3 em 3 horas

– Não retire e não pule refeições

– Não elimine totalmente os carboidratos do seu dia

– Mastigue bem os alimentos e coma devagar

– Tome um café da manhã generoso com variedade de nutrientes

– Evite usar adoçantes

– Aumente o consumo de água

– Controle o seu nível de estresse

– Continue praticando atividades físicas mesmo após alcançar o peso desejado

Conclusão final

O efeito sanfona nada mais é um processo de emagrecimento e ganho de peso de modo repetido, causado por consequência de uma dieta rígida e que além de perigoso para o organismo como um todo é capaz de alterar o sistema imunológico.

Para evita-lo é indicado evitar dietas restritivas apostando em uma reeducação alimentar para perder peso aos poucos.