Além de serem muito mais nutritivos, os alimentos integrais apresentam uma composição maior de fibras, mineiras e vitaminas do que aqueles refinados. Porém o que seriam os alimentos integrais?

No dia a dia, devido a agitação da cidade grande, não é um costume dar atenção no que é ingerido. Seja fast food, industrializados ou refinados estes estão presentes como base da alimentação de muitas pessoas atualmente.

Alimentos integrais são todos aqueles que não tiveram nenhum processo de refinamento. Como exemplos é possível citar grãos, cereais e farelos. Desta forma, eles podem conservar suas cascas e películas ricas em vários nutrientes e fibras.

No texto de hoje será apresentado sobre os alimentos integrais quais os melhores e tudo o que você precisa saber sobre eles para manter uma vida mais saudável sem perder toda essa agitação que a vida em uma cidade grande pode te oferecer.

Alimentos integrais quais os melhores

Qual a importância dos alimentos integrais?

Um órgão americano chamado Associação Dietética Americana (ADA) mostrou os benefícios do consumo de fibra:

  • Aumento da saciedade
  • Prevenção de constipação
  • Diminuição do risco de ter diabetes tipo 2
  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares

O recomendado é que seja consumido uma quantidade aproximada de 25 a 35 gramas de fibras por dia. Os alimentos integrais quais os melhores, junto com verduras, frutas e legumes são uma grande fonte dessas fibras.

Pão, biscoito e macarrão são exemplos das inúmeras opções de alimentos integrais. É muito crucial a leitura dos rótulos dos alimentos com muita atenção para poder saber do que está se tratando aquela comida.

As fibras são um tipo de carboidratos que não são digeríveis, mas fazem parte dos vegetais. Elas podem ser divididas entre dois grupos, as solúveis e insolúveis.

  • Fibras solúveis

São todas aquelas que com o contato com a água vai formar um tipo de gel. Elas proporcionam não apenas aquela sensação de saciedade para o corpo, mas também é uma importante ferramenta para ter o controle do colesterol ruim.

  • Fibras insolúveis

São todas aquelas que não tem como se dissolver na água. É importante ressaltar que a sua função está ligada na melhora do fluxo intestinal, por esta razão a composição dos alimentos integrais quais os melhores estão ligados a um melhor funcionamento do sistema digestivo.

Alimentos integrais quais os melhores

Alimentos integrais quais os melhores para alimentação?

Ter uma alimentação saudável é importante para se manter sempre em forma. Os alimentos integrais quais os melhores oferecem muitos nutrientes em comparação aos processados, tem uma absorção lenta, dão saciedade e possuem muitas fibras e nutrientes, por esta razão é importante incluir eles na dieta.

Os alimentos que são refinados ou processados perdem grande parte dessas fibras e nutrientes além de possuir umas grandes concentrações de açúcares e sódio que até apresentam sabores, mas são puramente sintéticos e fazem mal para o corpo.

Acostumar o paladar com alimentos integrais é algo que pode ser realizado aos poucos, mas que gerará muitos benefícios. Lembre-se de sempre acompanhar um profissional de saúde para observar tudo.