Consumir o chá verde pode ser muito benéfico para nosso organismo, porém é preciso atenção para não exceder o seu consumo. O ideal para nosso corpo é que seja consumido por dia apenas duas xícaras do chá.

O chá verde é uma bebida muito conhecida e utilizada a mais de centenas de anos, principalmente na medicina chinesa, porém seu consumo se estendeu por todo o território asiático e logo pelo mundo todo.

O diferencial do chá verde é que ele não passa por fermentação o que faz com que aconteça toda a conserva de seus antioxidantes e seus polifenóis. São essas duas substancias que fazem com que o chá tenha tantos benefícios para nosso organismo, controlando desde o peso até a prevenção do câncer.

Benefícios em consumir o chá todos os dias

O Chá verde possui uma grande a alta concentração de polifenóis que está ligado diretamente na aceleração do nosso metabolismo, fazendo que dessa forma ele trabalhe mais rapidamente e queime uma maior quantidade de calorias, causando a perda de peso e emagrecimento.

Também encontramos nele substancias antioxidantes que causam o gasto energético e também evitam que calorias se armazenem no organismo em forma de gordura.

O consumo diário do chá também ajuda no controle de toda a glicose no sangue, dessa forma previne a diabete tipo 1 a tipo 2. Depois da alimentação, consumir o chá previne que os açúcares se armazenem como gordura e controla a insulina.

Além disso, tomar uma xícara do chá por dia te ajuda na prevenção de muitas doenças cardiovasculares, como o acumulo de colesterol e também transtornos circulatórios. A substâncias que encontramos no chá impede que formem coágulos no sangue, controlam o excesso de lipídios no sangue e limpam as artérias.

Consumo diário de chá verde

Contraindicação do chá verde

Falamos apenas alguns dos benefícios do chá verde, mas vale a pena lembrar que ele possui contraindicações que são importantes de mencionar. É importante não tomar mais que duas xícaras do chá por dia pois ele em excesso pode causar problemas como:

  • Irritabilidade
  • Dor de cabeça
  • Diarreia
  • Nervosismo
  • Transtornos do sono
  • Enjoos
  • Aumento do ritmo cardíaco

O chá não deve ser consumido com medicamentos ou com bebidas alcoólicas pois ele possui cafeína o que pode acarretar reações quando combinado com outras substancias. Também não é indicado o consumo por mulheres grávidas e por lactantes, pois pode afetar o bebê.

Pessoas com problemas de pressão arterial alta, problemas digestivos e anemia, também devem evitar de consumir o chá ou passar por uma supervisão médica antes do consumo.

O consumo correto do chá é o que fará que seus benefícios apareçam, toma-lo em excesso não fará que você emagreça mais e isso trará grandes problemas para o seu corpo ao invés dos efeitos benefícios que o chá te garante quando o consumo é feito corretamente.

Consumo diário de chá verde

Você pode encontrar o chá em lojas de produtos naturais, mercados e ervanários, o chá é vendido em forma de pó, folhas, ervas e em saquinhos. Todos eles devem ser consumidos na quantidade indicada.