Ao  tentam acabar odores quando temos tendência a ter, um creme antitranspirante ou um talco anti umidade (à base de óleos essenciais purificantes, como a sálvia) pode nos salvar o dia. 

Se você mulher que ficou horas com os pés dentro de seus sapatos femininos, aqui vai uma dica caseira para acabar com odores: polvilhe uma colher de sopa de bicarbonato de sódio no sapato, deixe agir a noite toda e retire agitando vigorosamente 12 horas depois. 

Do lado da higiene, após cada banho, lembramos de secar bem os pés, inclusive entre os dedos, e as unhas, mas também de trocar de calçado diariamente – privilegiando o couro se possível – para ventilá-los bem.

Tomando um banho relaxante

O remédio quando os pés estão sobrecarregados e superaquecidos? Mergulhe-os por 15 minutos em uma banheira de água morna com uma pitada de sais de banho relaxantes ou meio copo de vinagre de cidra, antifúngico e antibacteriano. 

Depois de enxaguadas e secas, massaje-as com um tratamento de cubos de gelo (de preferência guardados no frigorífico) com ingredientes ativos revigorantes como o mentol ou a cânfora… Aproveitamos para massagear as almofadas de gordura, debaixo dos dedos, antes de prosseguir nas articulações dos dedos e tornozelos, realizando pequenas rotações. Finalizamos drenando o arco do pé ao longo de todo o seu comprimento. Para nós o pé leve!

Dicas rápidas para cuidar dos pés 

Esfoliando regularmente

O segredo dos pés bonitos? Esfolie-os durante todo o ano, uma ou duas vezes por semana, com um forte esfoliante de grãos. Logo após o banho, para facilitar a remoção da pele morta amolecida pela água quente, massageie todo o pé, insistindo nas áreas sujeitas à aspereza.

E se eles foram negligenciados por muito tempo e a pele engrossa muito em determinados lugares, o ralador (metálico ou elétrico) é tão radical quanto eficaz. 

Dicas rápidas para cuidar dos pés 

Máscara de peeling

O princípio por trás deste surpreendente esfoliante da Ásia? Chinelos impregnados com uma solução hiperconcentrada em ingredientes ativos queratolíticos (para dissolver a queratina do calo), destinados a remover as áreas mais espessas. Para uso único, são usados ​​por 1 hora e, entre 4 e 7 dias depois, o pé começa a descascar fortemente. 

Tenha cuidado, o processo é muito impressionante, porque a pele sai em pedaços inteiros. Por outro lado, vale a pena. Pois os pés são transformados e a pele fica incrivelmente macia e suave. No entanto, não deve ser abusado e usado apenas excepcionalmente.