Essa dieta tem como base eliminar por completo ou no mínimo reduzir drasticamente o consumo de carboidratos nas refeições. A dieta low carb tem como seu principal objetivo a perca de peso rápida, sem colocar a saúde em risco.

Se você ainda tem dúvidas sobre ela, leia este artigo até o final e conheça todos os detalhes sobre a dieta low carb, que está na lista das preferidas dos adeptos das dietas mais populares.

De olho na saúde

Além de ter como principal resultado a perca rápida de peso, a dieta com baixo consumo de carboidratos é importante também para evitar o surgimento de doenças e aumento dos casos de obesidade da população.

A maior diferença entre a dieta low carb e outras é que as outras visam o emagrecimento a longo prazo, se tornando mais difíceis de acompanhar e manter, pois exibe um alto nível de disciplina por um tempo maior.

Os carboidratos fornecem energia ao corpo. Estão presentes em quase todos os tipos de alimento, principalmente em massas, cereais, pães, frutas e doces.

O sedentarismo, a má alimentação e o excesso de peso estão ligados diretamente ao aumento de problemas de saúde, em especial àqueles ligados ao coração, como infarto e derrame cerebrais.

Sem valores exatos para serem reduzidos, é necessário ter cuidado ao iniciar uma dieta low carb. O ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista, para garantir que a dieta está sendo feita da forma correta.

Dieta Low Carb como fazer

Esse tipo de dieta deve durar entre 3 e 6 semanas

Com a redução do consumo dos carboidratos, o corpo não terá acesso a tanto açúcar disponível, então ele passará a queimar a gordura excessiva para suprir a falta energética que o corpo está precisando.

Mesmo fazendo uma redução do consumo de carboidratos, já é possível notar as diferenças e efeitos no corpo em pouco tempo.

Alimentos que podem ser consumidos:

  • Folhas verdes: rúcula, espinafre, alface
  • Laticínios: iogurte sem açúcar, manteiga, queijo
  • Frutas com baixo índice glicêmico: morango, abacate, cereja

A queima rápida de gordura, acelera o processo de perda de peso.

Desde que seja feita sob orientação e com os devidos cuidados, a dieta low carb é benéfica para o organismo, tendo em vista que o carboidrato que nosso corpo consome se transforma em glicose no organismo.

É necessário compreender que existe diferença entre dieta low carb e uma dieta “zero” carboidratos.

Os carboidratos que tenham baixo índice glicêmico, permanecem na dieta, pois eles são digeridos pelo corpo mais lentamente.

Dieta Low Carb como fazer

Trocar alimentos comuns por versões integrais

O arroz branco, por exemplo, deve ser substituído pelo arroz integral. Alguns alimentos, considerados saudáveis, mas devem ser consumidos com moderação, requerem sua atenção. São eles:

  • Frutas com índice elevado de açúcar como maçã e melão
  • Leguminosas como ervilha e feijão
  • Tubérculos como batata-doce e inhame

Massas com farinha branca, doces e refrigerantes, devem ser excluídos da sua dieta definitivamente.

Fazer uma dieta low carb requer dedicação e alguns cuidados. Porém, seguindo as orientações corretamente, tem tudo para ser um sucesso.