Muitas pessoas não sabem, mas a obesidade pode ter ligação com algumas doenças bucais, isso porque o alto consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras podem prejudicar o organismo de várias formas.

Diversos estudos no ramo da odontologia associaram o sobrepeso com doenças periodontais, devido aos indivíduos com massa corpórea mais alta produzirem um nível maior de proteínas inflamatórias, favorecendo as infecções bucais.

Entre outros males que podem ser causados devido a obesidade, podemos destacar:

  • Antrite;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Alguns tipos de câncer;
  • Problemas respiratórios;
  • Doenças cardiovasculares.

Para entender melhor quando a obesidade pode ser um fator de risco que leve uma pessoas utilizar seu plano odonto empresa para marcar uma consulta com um dentista, confira os tópicos a seguir.

Obesidade: saiba como essa doença pode afetar a sua saúde bucal

A relação entre a obesidade e a saúde bucal

Muitas pesquisas na área da odontologia foram realizadas para tentar estabelecer a relação entre a obesidade e a saúde bucal.

Um estudo realizado na índia em 2017 com um grupo de 100 pessoas concluiu que os participantes obesos tinham mais propensão a desenvolver periodontite.

Um outro estudo realizado pela Universidade de Harvard nos EUA, que acompanhou 37 mil homens por 16 anos, concluiu que obesidade poderia estar associada a aumento de cerca de 29% dos problemas inflamatórios bucais.

Segundo a análise dos cientistas, esse fator é devido às substâncias inflamatórias que são produzidas pelas células de gordura. Ou seja, as pessoas com sobrepeso possuem maior tendência em utilizar um plano odonto empresarial para tratar inflamações.

Já um estudo realizado pela Universidade Estadual de Nova York apontou que o sobrepeso pode estar relacionado ao surgimento da periodontite devido a resistência à insulina, condição frequente em pessoas com diabetes, pois ela favorece as inflamações.

Problemas bucais que podem ter relação com o sobrepeso

Outro fator que pode interferir é a baixa imunidade, isso porque segundo a endocrinologista Priscilla Cukier, as pessoas obesas ficam mais suscetíveis a desenvolver problemas de saúde, pois possuem a imunidade mais baixa do que as pessoas com o peso mais baixo.

Esse fator ocorre porque as células adiposas são encontradas nos tecidos viscerais, que levam a produção de citocinas, que são substâncias que causam os processos  inflamatórios. Assim, ocorrem inflamações desordenadas.

Com as defesas do corpo mais baixas, as pessoas com obesidade possuem mais facilidade para o crescimento e o desequilíbrio da placa bacteriana, fazendo com que a pessoa precise procurar por um plano dental para empresa para resolver o problema.

Quando esses microorganismos que vivem naturalmente em nossa boca estão desequilibrados, a harmonia é afetada e pode ocasionar alterações bucais como a gengivite e a periodontite, que podem causar sintomas desagradáveis como a dor e o mal-estar.

Quando essas alterações não são devidamente tratadas através de um plano odontológico para cnpj, elas podem evoluir para causas mais graves, causando ainda mais desconforto e podendo até mesmo levar a perda dos dentes afetados.

Além dos sintomas bucais que são causados por essas inflamações, isso devido às toxinas bacterianas oriundas da infecção da gengiva que podem entrar na corrente sanguínea e afetar outras partes do corpo, como o coração, pulmões e articulações.

Caso a pessoa obesa tenha diabetes, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, pois caso a doença não esteja controlada, os problemas bucais podem se tornar mais frequentes, isso porque a periodontite, por exemplo, pode interferir no controle da glicemia.

Outros efeitos que podem ocorrer devido a obesidade são as disfunções mastigatórias e respiratórias. Segundo Carla Araújo, estomatologista no estado do Rio de Janeiro, pessoas obesas têm o hábito de engolir grandes porções de alimentos sem mastigá-los o suficiente.

Quando a mastigação não é feita de forma correta, pode levar a problemas articulares faciais, e como muitas pessoas respiram pela boca, o oxigênio não é aproveitado de forma correta pelo organismo, resultando em uma série de problemas de saúde.

Como se prevenir dos problemas bucais 

É importante frisar que não só os problemas relacionados à obesidade podem prejudicar a saúde bucal. Uma higiene oral inadequada e uma má alimentação sem estar associada ao sobrepeso também podem ser prejudiciais para o seu sorriso.

Uma alimentação rica em industrializados, açúcares e gorduras deve ser substituída por uma dieta mais equilibrada, que contenha alimentos naturais, ricos em fibras e nutrientes. 

Uma má alimentação, além de contribuir para o aumento de peso, também facilita o surgimento de cáries e infecções bucais.

Outro passo importante é caprichar na escovação dos dentes, sem esquecer o uso do fio dental diariamente e o enxaguante bucal. Uma boa higiene oral é capaz de evitar vários problemas.

Por fim, saber os benefícios plano odontológico empresas é fundamental para realizar visitas regulares ao dentista, evitando que problemas bucais evoluam para algo mais grave através de tratamentos prévios. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.